Desde o último dia 20 de dezembro a Defesa Civil Municipal de Rio Branco vem monitorando a elevação do nível do Rio Acre.
As atividades se intensificaram nessa última segunda-feira, quando o nível do Rio Acre em Brasiléia subiu seis metros em vinte e quatro horas.
Esse volume que estava previsto para chegar na capital antes do final semana, chegou a marcar 9,85m às 5h30 da sexta-feira. O que levou a defesa civil a iniciar a segunda etapa do Plano de Contingência que é a construção de abrigos no Parque de Exposições.
Com a elevação do volume do Rio Acre, a Estação de Tratamento de Água, a ETA I, responsável por abastecer mais de 50% da capital, a defesa civil do município indicou situação de emergência ao Prefeito Tião Bocalom.
Sendo acatada a decisão e as providências em andamento para assinatura do decreto que deve acontecer na segunda-feira (30), após elaboração de todos os pareceres técnicos.
No último Boletim do Nível do Rio Acre às 12h era de 11,34m. Vale lembrar que a Cota de Alerta é de 13,50 e a Cota de Transbordamento de 14m.