Em discurso na Cúpula do Futuro, em Nova York, Lula destacou que o Pacto para o Futuro necessita de maior ambição e ousadia para ser efetivo.
Durante a Cúpula do Futuro, realizada neste domingo (22), o presidente criticou a falta de transformações estruturais na governança global. Ele citou conflitos e crises recentes.
Lula apontou as limitações das instituições multilaterais, que, segundo ele, carecem de autoridade e recursos para cumprir suas funções adequadamente, como o Conselho de Segurança da ONU.
O presidente também ressaltou a importância de avançar na governança digital inclusiva e enfrentar assimetrias econômicas causadas pela nova era tecnológica e inteligência artificial.
Lula elogiou pontos do Pacto para o Futuro, como o debate sobre dívida de países em desenvolvimento e a necessidade de inclusão do Sul Global nas decisões globais.
Porém, ele alertou sobre a urgência de ações climáticas mais efetivas e de uma governança global com capacidade de respostas aos desafios atuais e futuros.
Com informações da Agência Brasil