Na sessão desta quinta-feira (6) da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Emerson Jarude (NOVO) reforçou seu compromisso com a educação, destacando os investimentos já realizados e anunciando uma nova rodada de fiscalizações nas escolas públicas do estado. A Caravana da Fiscalização já é uma marca de Jarude desde quando era vereador, na área da educação por exemplo, foram essas fiscalizações que identificaram e ajudaram a solucionar entre outros problemas a falta de merenda ou produtos estragados e vencidos, graves problemas de infraestrutura e falta de professores.
Filho de educadores, Jarude ressaltou a importância da educação em sua trajetória e afirmou que o tema sempre será uma prioridade em seu mandato, tanto na fiscalização quanto na destinação de recursos para melhorias.
Todos os anos, Jarude e sua equipe realizam um mutirão de visitas às escolas para ouvir diretores, professores e alunos, identificando as principais necessidades de cada instituição.
“Educação se trata assim: de perto, na ponta, conhecendo os problemas e ajudando a encontrar soluções”, enfatizou.
São os próprios estudantes e os gestores das escolas que apontam os desafios enfrentados no dia a dia escolar. Em 2024 foram meio milhão de reais de emendas parlamentares investidos no benefício de 23 instituições.
“Além do nosso compromisso de fiscalização, estamos também encaminhando recursos para que possamos melhorar as condições das nossas escolas. Mas tudo isso só vai funcionar se nós tivermos um governo comprometido, se nós tivermos um secretário que tenha atenção para os alunos e não para os seus interesses pessoais. Então, quero aqui anunciar publicamente que nós vamos intensificar as fiscalizações na Secretaria de Educação do Estado do Acre”,
Jarude também lamentou o fato de o Acre ocupar a última posição entre os estados no ranking de competitividade quando se trata de educação.
“Nós temos o ranking de competitividade dos estados, que nos mostra que o Acre hoje ocupa a 26ª posição. O Acre está classificado em situação crítica no acesso à educação de qualidade, com Ideb de 4,5, uma das piores notas. Então isso nos mostra claramente que a gestão vem falhando muito nesse aspecto. Cabe a nós, parlamentares, deputados estaduais, estarem fiscalizando de perto esses nossos compromissos, já que o governo diz que esse é o ano da execução, vamos estaremos lá de perto e vamos acompanhar com uma lupa a Secretaria Estadual de Educação”, asseverou.