Search
Close this search box.

Empresários debatem infraestrutura do Estado do Acre em Audiência Pública

O Porto de Chancay, no Peru, é uma importante obra para os países da América do Sul, pois através desse projeto com recursos até mesmo da China, busca-se diminuir o tempo na rota comercial por terra e o mar.

Recém inaugurada a primeira etapa do porto, o Brasil já busca acelerar sua produção para comercializar por meio da nova rota comercial que tem o Acre como entrada e saída de produtos importados e exportados.

Nessa última sexta-feira (06) os filiados ao Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas e Transportadores Autônomos de Cargas do Estado do Acre (Setacre) tomaram a iniciativa de realizar uma audiência pública.

O deputado Pedro Longo (PDT), autor do requerimento, destacou a importância de transformar os desafios logísticos do Porto de Chancay em oportunidades para o desenvolvimento econômico do Acre.

A consultora Socorro Figueiredo (Sebrae/Acre) alertou para a evasão de impostos do setor de transporte, prejudicado pela falta de políticas públicas e exclusão de leis de incentivos.

Adalberto Moreto (FIAC) destacou o Porto de Chancay como fundamental para exportação de café e defendeu a industrialização para agregar valor e fortalecer a economia local.

Adem Araújo (ASAS) enfatizou que a estruturação do setor de transportes é essencial para otimizar importações e exportações, especialmente com a utilização do Porto de Chancay.

O secretário Assurbanipal Mesquita (Seict) classificou o Porto de Chancay como um marco para a logística acreana, ressaltando sua relevância no fortalecimento econômico e na competitividade do estado.

O presidente da Adacre, Mateus, defendeu uma revisão tributária para aumentar a competitividade do Acre, destacando a importância do Porto de Chancay para exportações e importações.

O empresário Marcelo Moura propôs a criação de um sistema alfandegário 24 horas e incentivos tributários, destacando o potencial do Porto de Chancay para reduzir custos logísticos.

Representantes do setor de transporte destacaram a precariedade das estradas e a falta de estrutura adequada, reforçando a importância do Porto de Chancay para a logística acreana.

O deputado Pedro Longo anunciou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as demandas apresentadas, buscando fortalecer o transporte e a integração com o Porto de Chancay.