A educação eleitoral infantil tem ganhado destaque em projetos como o Plenarinho, da Câmara dos Deputados. O objetivo é ensinar política às crianças de forma acessível e divertida.
Corina Castro, coordenadora da Escola da Câmara dos Deputados, explica que o Plenarinho oferece jogos e atividades lúdicas sobre democracia e criação de leis. As crianças aprendem enquanto se divertem.
O projeto Câmara Mirim permite que os pequenos criem e votem em projetos de lei. Já o Eleitor Mirim simula eleições fictícias, ensinando o processo eleitoral.
No Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, as crianças participam de eleições para representantes de turma. Elas desenvolvem senso de cidadania e responsabilidade coletiva.
Os alunos se candidatam, apresentam suas campanhas e participam ativamente das decisões da turma, como no Conselho de Classe. A experiência fortalece a compreensão política.
Durante a campanha, os alunos discutem propostas que incluem melhorias para a escola, além de promoverem um ambiente mais harmonioso e colaborativo entre os colegas.
Ana Júlia, de 10 anos, candidata a representante, afirma que deseja ajudar a organizar o recreio e contribuir no Conselho de Classe. Para ela, o papel de representante é essencial.
Essas iniciativas preparam os estudantes para serem cidadãos conscientes. A participação em processos eleitorais, mesmo na infância, ajuda na formação de uma sociedade mais crítica e democrática.
Corina Castro ressalta que, ao entenderem a importância da cidadania, as crianças se tornam agentes ativos nas decisões que impactam suas comunidades e o futuro.