Search
Close this search box.

Energisa alerta para cuidados que devem ser tomados em dias com descargas atmosféricas

Durante o período chuvoso, as descargas atmosféricas tornam-se mais frequentes, aumentando o risco de interrupções no fornecimento de energia. Para fevereiro, a previsão indica chuvas intensas no Norte, especialmente no Acre.

O gerente de Operações da Energisa Acre, André Amarante, explica que a concessionária monitora diariamente o clima e se prepara para esse período, quando as descargas elétricas ocorrem com maior frequência.

“Temos um planejamento de manutenção para garantir a estabilidade do fornecimento e reduzir interrupções. Monitoramos rigorosamente o clima para tomar decisões preventivas”, afirma.

A distribuidora orienta que a população evite exposição em locais abertos durante tempestades.

“Ficar sob árvores ou estruturas metálicas aumenta o risco de descargas e acidentes”, alerta Amarante.

Dentro de casa, práticas simples ajudam a proteger os eletrônicos. “A energia dos raios pode atingir 500 milhões de volts, causando surtos elétricos que danificam aparelhos e representam perigo”, explica o gerente.

Para evitar prejuízos, a Energisa recomenda desligar aparelhos da tomada, instalar protetores de surto e manter a rede elétrica em boas condições de manutenção.

Evitar o uso de eletrônicos durante tempestades também é fundamental, pois a intensidade das descargas pode superar a proteção dos dispositivos.

O uso de nobreaks é recomendado para equipamentos essenciais, pois protegem contra surtos e quedas de energia, garantindo segurança e funcionamento.

Para mais informações sobre segurança elétrica, acesse http://seguranca.energisa.com.br ou contate o 0800 647 7196. O atendimento também está disponível via WhatsApp pelo número (68) 99233 0341.