“É uma alegria muito grande da Assembleia Legislativa do Estado do Acre estar realizando essa Sessão Solene para nossa Defensoria Pública, pelo belíssimo trabalho que ela faz em nosso estado e pela importância que ela tem, já que atende a população mais carente. Quero agradecer e parabenizar pela dedicação que temos visto na pessoa da dra. Simone e toda sua equipe, totalmente à disposição para fazer o melhor, para atender do modo mais solícito às pessoas que necessitam”, saudou o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga.
A defensora pública-geral, Simone Santiago, agradeceu a parceria do Poder Legislativo e também ao governador Gladson Cameli, expressando a gratidão pelo investimento dedicado à melhoria dos serviços da DPE. Em sua fala, ressaltou como esses recursos serão essenciais para garantir o acesso à justiça e a proteção dos direitos daqueles que mais necessitam.
“Estamos em um momento muito importante, muito significativo para todas as defensoras, os defensores e servidores. Essa sessão solene em homenagem a Defensoria, que a mesa diretora e as deputadas e deputados estão oferecendo para a DPE, é de grande satisfação e reconhecimento do nosso trabalho. Mas nós também viemos aqui hoje agradecer a toda a mesa diretora e a todos os parlamentares desta casa, nós viemos aqui homenageá-los também, por tudo que eles têm feito, essa parceria que fortalece a nossa instituição. Toda vez que apresentamos nossos projetos, nós somos muito bem recebidos, nós somos ouvidos. Isso tem nos consolidado, fazendo com que a nossa Defensoria Pública chegue em todos os cantos do Estado do Acre e consiga alcançar aqueles que mais precisam”, disse.
A defensora-geral continuou, “expresso um agradecimento especial ao Governador Gladson Cameli, cuja liderança exemplar e apoio inabalável têm sido fundamentais para o progresso da Defensoria. Cada caso atendido por nossa instituição reflete um compromisso inabalável com os direitos humanos e com a construção de uma sociedade mais justa. Aproveito esta oportunidade para agradecer a cada um de vocês, meus colegas, defensoras e defensores públicos, que me permitiram e me confiaram um dos maiores desafios da minha vida, que é estar como gestora desta nossa instituição, mas são vocês que, com dedicação e empatia, enfrentam diariamente os desafios de nossa profissão. Vocês são os verdadeiros herois na busca por um Acre mais justo”.
A Defensoria Pública do Acre é uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbe a orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos. Este ano a Defensoria completa 23 anos de atuação e possui 54 defensoras e defensores espalhados nos 22 municípios do Acre. Somente em 2024, mesmo antes do segundo semestre, já foram realizados mais de 50 mil atendimentos, que podem ser conferidos em tempo real no site da instituição: https://defensoria.ac.def.br/
A DPE é instrumento fundamental para efetivar o direito ao acesso à justiça, pois propicia aos hipossuficientes, seja individual ou coletivamente, em todos os ramos do direito, judicial ou extrajudicialmente, a resolução de seus conflitos. Na oportunidade, o deputado Edvaldo Magalhães, fez o uso da fala para prestar homenagem e contou um relato pessoal, quando a equipe itinerante da defensoria levou atendimento à uma comunidade afastada, de difícil acesso.
“Costuma-se dizer que a Defensoria é o advogado daqueles que não podem pagar. Isso é muito verdadeiro, mas a Defensoria também é o advogado daqueles que não sabem que têm direitos. Hoje venho aqui homenagear esse trabalho, parabéns!”, disse o deputado Edvaldo Magalhães.
A solenidade finalizou com o vídeo institucional da Defensoria Pública do Acre, que foi transmitido para todo o plenário apresentando os avanços na capital e nos municípios do interior, tanto no alcance à população que mais precisa, quanto na promoção de justiça e cidadania em diversas esferas. Em seguida, foram entregues medalhas de honra aos parlamentares, por seu apoio na caminhada conjunta.
Participaram da cerimônia a corregedora geral, defensora Roberta Caminha Melo, a presidente da Associação de dos Defensores Públicos do Acre (Adpacre), defensora Fenísia mota, a coordenadora Cível, defensora Thais Araújo, o diretor da Coordenação de Cidadania, defensor Celso Araújo, a diretora da Escola Superior (Esdpac), defensora Juliana Caobianco, a defensora que atua no Subnúcleo de defesa dos direitos humanos, Flávia Nascimento, e ainda, os defensores Augusto Cesar, Aryne Cunha, Alexa Pinheiro, Bruno Vigato, Clara Rúbia, Iacuty Aiache, Moacir assis, Bárbara Abreu, Celia Barros, Eronilson Maia, Dion Nobrega, Valdir Perazo, Raimunda Vieira, e a defensora voluntária, Miriam Bezerra.
Também estiveram presentes na solenidade, os deputados Marcos Cavalcante, Pedro Longo, Gene Diniz, Tadeu Assem, Afonso Fernandes, Eduardo Ribeiro, Fagner Calegário, Adailton cruz, Emerson Jarude e o deputado Edvaldo Magalhães, além deles, o defensor público federal, Thiago Brasil de Matos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Rita de Cássia, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Luis Camolez, o delegado da Polícia Civil, Alex Cavalcante, representando o delegado geral da Polícia Rodoviária Federal, Superintendente Substituto, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), José Francisco, servidores e estagiários da Defensoria Pública do Acre e outras autoridades.