Empresa triplicou a quantidade de colaboradores que para agilizar o atendimento
Quase 70 clientes foram desligados em Assis Brasil por motivo de segurança
Devido a intensa chuva que atingiu Rio Branco, Assis Brasil, Xapuri e Brasileia, a Energisa acionou o plano de contingência para garantir o atendimento das ocorrências, além de evitar acidentes com energia elétrica. A empresa triplicou a quantidade de colaboradores para atuarem nas ocorrências.
Durante a forte chuva, galhos de árvores e objetos foram lançados sobre a rede elétrica causando o rompimento de cabos, danificando outros equipamentos e interrompendo o fornecimento da energia elétrica para centenas de clientes.
Nesta quinta-feira, 22, o dia começou com ocorrências que afetaram diretamente a mais de 4 mil clientes e o último boletim desta quinta-feira, 22, apontou que mais de 50% dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido.
Transbordamento de rios e igarapés
A Energisa segue monitorando a situação do transbordamento do rio Acre em Assis Brasil. A empresa atua sempre parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiro para avaliar ou realizar o desligamento da energia, para evitar acidentes com a rede elétrica. Nesta quinta-feira, 22, foram desligados 69 clientes em Assis Brasil.
Importante ressaltar que o desligamento ocorre por motivo de segurança para resguardar a vida das pessoas e daqueles que estão atuando no resgate das famílias, até que a situação seja normalizada.
Diante desse cenário, a população deve redobrar os cuidados com energia elétrica em caso de chuvas fortes, nos lugares alagados e nas regiões afetadas por enchentes. O gerente de operação da Energisa Acre, Andre Amarante, faz um alerta.
“Água e energia elétrica não combinam. Durante a chuva é importante a pessoa não ter contato com as instalações elétricas. E se sua residência ou estabelecimento comercial for invadido pela cheia, é fundamental desligar os disjuntores internos para evitar curtos-circuitos”.
A Energisa reforça que ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente precise deve entrar em contato por um dos canais de atendimento aos clientes: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.
Se você mora ou estiver em uma área de alagamento
O primeiro sinal de chuva forte e alagamento, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água.
- Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, feche o registro do gás e da água;
- Não se abrigue embaixo de árvores e mantenha-se distante de postes para evitar acidentes com descargas elétricas.
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
- Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica;
- Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.